terça-feira, 1 de setembro de 2015

Do começo.



'Onde começa o caminho?' Diria que dentro de nós.

Fiz o meu primeiro Caminho de Santiago, o Português, em 2013. Embora a caminhada tenha sido dura, os sorrisos e conversas ao longo do percurso faziam valer cada quilômetro. Ao chegar na Catedral a sensação de ter o Theo, meu filho mais velho, ao meu lado foi tão grande que senti vontade de voltar com ele. Em 2014 voltei, sozinha ainda, para fazer outro Caminho, o Inglês dessa vez, até Finisterra. Novamente senti Theo comigo adentrando a praça do Obradoiro. E ali, penso eu, começou o Caminho de meu filho. Na viagem de volta ao Brasil vim confabulando comigo mesma a possibilidade de fazer um Caminho com uma criança de 10 anos.
Ao chegar em casa ouço a pergunta que, para mim, mostrou-se ser um sinal de que, sim, era possível. 'Mami, você me leva para fazer o Caminho com você da próxima vez?'

E assim chegamos aqui. Em outubro farei o Caminho pela terceira vez. Theo fará pela primeira. Faremos parte do Caminho Português, saindo de Valença do Minho, Portugal. Adaptei o percurso para que façamos em 7 dias, com a possibilidade de ser mais, a depender das condições físicas e climáticas.

E agora estamos assim: eu a planejar o percurso, ele a imaginar. Eu a arrumar os equipamentos, ele a querer usar já. Ele a fazer todas as perguntas possíveis, eu a achar graça na ingenuidade gostosa e verdadeira da infância. Eu a ficar com o coração apertado com medo de como vai ser, ele numa entrega absurda para a coragem, a contar os dias. Ele, a me ensinar a ser leve. Eu, a aprender com ele o que achava já saber: não somos nós que fazemos o Caminho, é o Caminho que se faz para nós.








7 comentários:

  1. Que bons ventos vos levem, e as pedras dos caminhos vos acolham.

    ResponderExcluir
  2. Que a travessia seja doce, e que se façam vocês, reinventados e inteiros no caminho que se abre. Amor minha amiga!

    ResponderExcluir
  3. E a tia mais nova a admirar o quão grande é esse espírito no corpinho de uma criança de 10 anos.
    E a torcer por um caminho repleto de satisfação para os dois. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Cada caminhada traz um novo horizonte, mesmo quando pisamos o mesmo chão. Théo trará horizontes lindos para dentro de vocês!
    Que vocês levem muita luz!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Suzana, um bom caminho para o Theo e você!
    Cacilda

    ResponderExcluir