domingo, 6 de setembro de 2015

Sobre as Etapas: 1ª etapa. (Valença - O Porriño/Mós)

Já tenho definidas as etapas que iremos fazer. Como só sabemos o Camiño ao fazê-lo, pode ser que algo mude. Por ora, escreverei o que temos como planejamento inicial. E, mais para frente, digo como foi.

Começaremos o nosso Camiño na Puente Internacional, entre Valença do Minho e Tuy. Lá será o nosso marco zero. Serão aproximadamente 25 km até Mós, com a possibilidade de pararmos antes em O Porriño (19 km desde o início), a depender das condições físicas de cada um. Escolhi começar em Valença e não em Tuy, para aproveitarmos a história local. A ideia é chegar um dia antes, conhecer a cidade, dormir no Albergue de Peregrinos e iniciar a caminhada pouco antes das sete da manhã. Como será uma caminhada longa, quero começar bem cedo para aproveitar o frescor matutino: é mais agradável e o dia rende mais assim.

Valença do Minho faz fronteira com a Espanha: o rio Minho separa os dois países. Por conta de sua localização geográfica, lá encontra-se uma imponente Fortaleza, cuja construção levou quase cem anos para ser concluída - datada de meados do séc. XII/XIII -, para defesa da povoação, devido a facilidade de travessia pelo rio. 
É uma construção espetacular. Quando lá estive, lembro-me de ficar impressionada - foi a primeira vez que estive numa fortaleza de verdade. Aqui no Brasil temos vários Fortes, e eu, como filha de militar, conheço quase todos eles (sim, isso é programa de férias quando a família tem um genitor de caserna), mas, o que mais me impressionou foi tentar imaginar a vida naqueles tempos. As construções tão bem feitas, que ainda resistem quase mil anos depois, fez-me desejar fortemente ter uma memória de tempos idos, mesmo que não vividos por mim. Reconhecer a História aprendida na escola e nas histórias dos avós ali, tão palpável, não tem preço. Aprender a História caminhando por onde nossos antepassados caminharam é, para mim, a melhor aula que se pode ter. Espero que assim também seja para o Theo que, como eu, tem a curiosidade como mote de vida.





*imagem daqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário