terça-feira, 6 de outubro de 2015

Da primeira etapa - Valença até Mós / 22 km.


Hoje o dia começou bem cedo. Acordamos às 6:30 am, horário da Espanha. Chovia muito e ainda estava escuro quando saímos, e até deu frio na barriga ao atravessar a Fortaleza e o túnel escuro que há no final, antes de adentrar a ponte internacional. Theo estava animado e confesso que me surpreendeu. 



O problema foi a chuva que ia e vinha, e nos atrasou um bocado devido ao tira põe do poncho. 



Tivemos alguma aventura devido às chuvas, como na cruz de San Telmo, onde tivemos que atravessar por um tronco - o volume de água era tanto que o regaço virou rio. E é claro que ele adorou...


Comemos frutas pelo caminho, cantamos, sentamos, comemos mais um pouco, reclamamos, mas, ao final achei que ele iria desistir. Foram 22 km de um ritmo puxado e com sol somente nos últimos 6 km.


Por sorte já havia planejado a etapa até Mós. Ao chegarmos em Porriño encontramos um voluntário - na verdade, ele nos encontrou (são as mágicas do Caminho ♥) -, e ele nos informou que o Albergue de Peregrinos de Porriño estava fechado para reforma. O que me deu um certo alívio em ter preparado o Theo para uma caminhada um pouco mais longa.
E chegamos sãos e salvos a Mós. Prontos para mais uma etapa amanhã.


E ao lavar as roupas de hoje mais uma lição do filho para a mãe, quando, ao perceber a cor de terra da água que saía das meias dele, comentei: mas, Theo, nós fizemos o mesmo caminho? Olha a cor da água!
E ele responde com toda a sabedoria de seus dez anos: é que eu aproveitei e você não.

É, filho. Esse caminho será um aprendizado. Pra mim.

5 comentários:

  1. 1a. etapa e 1a. lição: perseverança! Partir antes do sol raiar, com chuva, frio e ainda percorrer uma distância que sequer havia percorrido metade dela desde que nasceu é, sem dúvida, um grande feito e um belo exemplo de perseverança.

    ResponderExcluir
  2. 1a. etapa e 1a. lição: perseverança! Partir antes do sol raiar, com chuva, frio e ainda percorrer uma distância que sequer havia percorrido metade dela desde que nasceu é, sem dúvida, um grande feito e um belo exemplo de perseverança.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir