quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Da terceira etapa - Cesantes até Pontevedra / 15 km.


Hoje iniciamos o terceiro dia de caminhada em Cesantes, 3 km após Redondela. Theo dormiu bem e começou animado. O início da etapa foi tranquila, até a Ponte Sampaio.



Ele titubeou ao ver que o caminho entrava por uma subida íngreme, mas, logo recuperou a confiança. Ao subir os primeiros 200 metros, Doña Conchi, uma galega simpática e adorável, parou de varrer sua casa e saiu rápido para a rua à oferecer um banco e uma garrafinha de água para ele. Nos detemos por ali,  a conversar, por alguns minutos - suficientes para saber dos vizinhos. Ao nos despedir, lágrimas vieram aos olhos, meus e dela, ao invocar a proteção de Santiago. Uma pena ter me entretido tanto no papo que esqueci de tirar uma foto. Mas, ela estará para sempre em nosso coração, por tanta cordialidade.

Andamos mais um pouco a subir e logo que entramos na trilha do Caminho Theo teve outra surpresa: um rio de águas limpas - e geladas - onde ele logo tratou de por os pés. O clima estava bom, um sol gostoso havia saído e não estava tanto frio. Ali, paramos um pouco, comemos frutas e descansamos: o dia de caminhada estava apenas a começar.

 

O calor se fez presente na parte da tarde e isso exigiu um pouco mais dele. Chegamos ao Albergue de Pontevedra e ele estava exausto - ainda fomos à procura de um supermercado para comprar o jantar e o café da manhã. Ao começo da noite achei que ele iria desistir, mas, a mágica do Caminho, novamente, se fez presente. Houve a troca de turno de hospitaleiros e chegaram os voluntários. E foi uma festa. Ele engatou no papo com Doña Pilar, uma senhora linda, e num instante se animou. E mais animado ainda ficou quando chegou Rocío - uma voluntária que todos os dias oferece reflexologia grátis aos peregrinos. Pronto. Dormiu feliz e eu também. Ao vivenciar essa experiência, Theo aprende que o Amor Fraterno é o que rege a vida do Ser Humano - o egoísmo é, e tem que continuar a ser, a exceção.



Um comentário: