sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Da sexta etapa - O Pino (Valga) até Padrón / 10 km. (11 de Outubro de 2015)

O dia começou bom e com uma temperatura fresca e agradável para o caminhar. Dormimos bem: o albergue de Valga é um dos melhores em que já fiquei. Já havia ficado nele da vez anterior em que fiz esse caminho e tudo estava como antes. O ambiente é novo, organizado, e a hospitaleira é um caso de amor à parte: Conchi é um exemplo de como acolher peregrinos, sempre atenciosa e a ter um carinho no sorriso para cada um dos peregrinos cansados que por lá chegam. Tudo isso fez com que descansássemos o suficiente para o dia de hoje.


Ainda bem.
Porque choveu todo o caminho até Padrón. Foram 10 km duros pois não havia meio de parar para sentar e não haviam muitos sítios para comprar algo para comer ou beber. Por isso, até, não há muitas fotografias do percurso. Foi bem difícil e tivemos que fazer num ritmo relativamente forte, pois a ideia era ir até o Albergue de Peregrinos de Teo. Ou seja, iríamos andar 20 km nesse dia.
Iríamos. Não andamos. 


Chegamos em Padrón por volta do meio dia, famintos. Theo estava extremamente cansado por andar 10 km quase sem parar, com a capa de chuva - sem contar a água a molhar o rosto o tempo todo. 
Fomos almoçar e ao retomar o caminho a chuva continuou, mais forte ainda. Theo estava desanimado: o caminho com chuva não fazia sentido pra ele. Relutei um pouco, oras, faltava tão pouco e já havíamos andado mais de 100 (CEM!!!) km. Mas não adiantou e tive que me tocar de que estava a fazer o caminho com uma criança, e que já havia tido chuva o suficiente para deixar de ser piada: as poças que antes eram atrativas já estavam a ser estorvos. E não poder tirar a capa de chuva - mesmo eu a dizer lhe que parecia a capa do batman... -, e não poder tirá-la já estava a ser sacal. 
Ok, ok. Concordei e fizemos os dez km restantes, até Faramello/Teo, de táxi. 
Não foi o que a mãe planejou, mas foi o que o menino precisava. E como precisava: dormiu ainda era dia claro. E sem jantar, porque o cansaço era maior do que a fome. Mas, estava feliz: ao dia seguinte chegaríamos à casa do Apóstolo Tiago. E isso era o que importava!



"estou com fome e só tem salada???"

Nenhum comentário:

Postar um comentário